terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Amigas Blogueiras, Obrigada! Despedida de Donana!

Oi, pessoal! Quero agradecer por todas as palavras de amizade e consolo. Vocês são muito especiais mesmo, pude ter mais certeza ainda agora. Muito obrigada!

Não posso dizer que estou bem, mas estou tranquila. Ainda não chorei a morte de Donana, eu não sinto a morte dela. Ou melhor, sinto, mas não lamento.

Ontem reuniram-se os amigos, os ex-alunos, professores ex-colegas de trabalho, filhos, netos, genros, sobrinhos, bisnetos, os vizinhos... teve até elogio: "Nunca foi visto um velório tão bonito e com tanta paz!" Donana está em paz e nos deixou em paz. Que diferença ela fez e faz nas nossas vidas, que ser tão especial era Donana, que até mesmo em sua morte, consegue nos trazer a paz!

Antes da última despedida, fui tomar café da padaria onde tantas vezes ela me levou pra comprar pão. Levei as minhas meninas. Expliquei para elas a importância de levar alguém para comprar pão. Ensinar a comprar pão é muito importante. Todos comem pão. É importante saber comprar o melhor pão. Estranho, não tive medo de não aguentar. Em nenhum momento eu achei que pudesse desabar. Ela deve ter usado cimento bom na minha base.

E sepultamos Donana.

Choveu, claro que choveu. Alguém tinha que lavar o céu para receber Donana. 

Mas o sol apareceu hoje, tímido ainda. 

Hoje vai ser um dia bom.

Obrigada por tudo.
Fiquem bem.

20 comentários:

  1. Mulher... obrigada pelo comentário... tu viu que te mandei um e-mail pedindo as fotos da tua casa? tou esperando pra fazer o banner.

    (Olha, eu li as postagens tah, e eu sinto muito mesmo, mas é que não sou boa falando nesses momentos... então... só digo "Sinto muito!"... mas oro por vocês!)

    Bjus
    @OMundoDeCaliope

    ResponderExcluir
  2. Dificil voltar para casa e não encontrar com ela.
    Difícil vê as coisas que fizeram parte da vida dela.

    ResponderExcluir
  3. Ana , sinta meu braço mesmo na distância , um beijo no caração e um cafuné de amiga !Deus abençõe e continue fortalecendo !
    Lílian

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, sinto muito pela sua Avó.

    Que Deus te ajude nesse momento

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, lancei essa campanha a mais de um mes.... tem outras casinhas. Mas aqui!!!
    Adorei seu comentário, amei mesmo... to rindo até agora... Alegrou o meu dia e vc sabe que pra sermos saudáveis e evitar o mal humor, temos que ter pelo menos 1 ataque de risos por dia, pra eumentar o hormonio serotonina... acho que é assim que escreve...kkkkkkkkkkkk
    vc me deu essa graça, amei amiga. bjooo pra vc

    ResponderExcluir
  6. Amiga mesmo de tão longe receba o meu abraço sincero, cheio de carinho, amizade, e consideração por você.
    Continuo orando por você, pois como já te disse no outro post, sei bem o que você está sentindo amiga.
    Fica na paz do Senhor Jesus!bjão!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Vim retribuir sua visita e carinho e depois de ler seu post, lindo, apesar de falar de tristeza, deixo pra vc, o que escrevi para o santinho da missa de um mês de morte de meu avó. Já passaram anos e ainda sinto muito a falta dele mais sinto muito, muito mais a presença.

    É preciso que a tua ausência
    seja como abrir uma janela
    e respirar-te, azul e suave.
    É só fechar os olhos
    que te vemos e sentimos
    e assim sempre será.

    Força e carinho de uma nova amiga :)

    ResponderExcluir
  8. Sabe o motivo dessa serenidade de agora? A intensidade do amor que essa vozinha plantou em seu coração.
    Minha vó Guidinha foi morar com Deus já faz tempo, mas nunca esteve ausente em nossa família. É sempre lembrada com alegria e procuramos viver os ensinamentos que nos deu. Um dos seus maiores legados, foi nos mostrar a importância da vida cristã em plenitude. Sem essa coisa de divisão religiosa. Viver de forma fraterna e disseminando paz.
    Acredito que Sua Donana, pelo que relatou, foi uma pessoa que se doou e partilhou todos os dons do Espírito Santo que recebeu. Por isso foi para Glória do Pai deixando o seu coração tranquilo.
    Bjks
    Renata

    ResponderExcluir
  9. oi Ana,meus pêsames por sua avó,muito lindo seu texto descrevendo seus sentimentos,obrigada por visitar o blog,mas fiquei muito preocupada com a tua declaração,minha oração é para que reencontre o brilho de andar com o Senhor,sem Ele não dá!Creio que esta fase de trevas passará muito antes do que imagina,pois Ele não desiste dos seus,beijos!

    ResponderExcluir
  10. Você é muito sensível e tem um coração doce e generoso, minha amiga. Quem é que nessa vida nunca perdeu alguém que ama? É inevitável, todos nós passamos ou passaremos por este aprendizado de dor...É que somos seres muito materiais ainda, estamos muito ligados a carne, ao toque, ao abraço, a presença, afinal somos humanos e imperfeitos. Além da fé, o velho e bom amigo tempo, se encarrega de recomeçar a cada dia, vai secando as lágrimas da alma, vai cicatrizando os cortes no coração...E a dor vai amenizando, suavizando...Com certeza, voltaremos a sorrir, a cantar, mas o amor por aqueles que partiram ficará para sempre em nosso coração...Haverá dias em que esse amor se fará sentir mais forte, em outros não...A saudade nunca morre, e o milagre da vida acontece, a vida se renova em cada coração a cada dia que amanhece. A chance que o Pai nos da diariamente, de continuarmos a nossa jornada, semeando um pouco daquilo que ele nos ensinou, amar o nosso próximo com alegria e paz de espírito. Desculpe amiga, me empolguei e não parei mais... Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Ai amiga, que Deus conforte seu coração, e que vc so pense nas coisas boas que sua vózinha deixou...

    Bjinhosss

    ResponderExcluir
  12. Ola amiga sinto muito pela sua Vózinha que ela descanse em paz,na realidade a india keyno é a Mara Maravilha disfarçada kkkkkkkkkkkk bjs
    http://simonebastos2007.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Ola amiga que papai do céu console vosso coração,na verdade a india keyno é a Mara Maravilha disfarçada!kkkkk
    http://simonebastos2007.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Ana achei tão lindos os seus comentários sobre sua vozinha que meus olhos encheram-se de lágrimas... e demais estas se derramaram ao lembrar que também perdi minha vozinha há poucos dias... a ultima que me restava e com quem pude conviver tão pouco, já que ela morava no sul da Bahia e eu qui, no Sul do Pará... por isso encho meu filho de avós, em todo lugar ele tem um, tem vários... só quem recebeu o colinho de vovó e vovó sabe o que é afeto. Donana deve ter sido uma pessoa bem mais feliz tendo uma neta como você... Um super beijo minha amiga.

    ResponderExcluir
  15. Ana sinto muito pela sua perda. E acredito que as pessoas não partem de vez, só mudam de plano, então com certeza ela esta olhando por vocês.E quem sabe por isto este conforto que sente em seu coração.Bjs

    ResponderExcluir
  16. Tô esperando post novo por aqui :)
    “Ponha Deus no início e ele cuidará do fim.”

    Beijokas e bom restinho de dia.
    "Reze e trabalhe, fazendo de conta que esta vida é um dia de capina com sol quente, que às vezes custa a passar, mas sempre passa. E você ainda pode ter muito pedaço bom de alegria." Guimarães Rosa

    ResponderExcluir
  17. Ei Aninha,
    Pelo post cheio de paz, já deu pra perceber que Deus está no comando de tudo confortando você e sua família.
    Fique bem, qualquer coisa me grita!

    Beijos e abraços apertados em você e nas meninas.
    Jú.

    ResponderExcluir
  18. Ana sinto muito pela sua perda. Que Deus console você e sua família.
    Obrigado pela visita e pelo carinho deixado lá no meu cantinho.
    Beijos e uma boa quinta feira

    ResponderExcluir

Obrigada por vir e por comentar!
Beijo e fique bem!