terça-feira, 29 de março de 2011

Um velho assunto: Meio ambiente, reaproveitamento e EDUCAÇÂO!!!

É possível trabalhar com um papel ecologicamente correto?
Por que a preocupação em se utilizar os "quatro" lados do papel antes de descartá-lo totalmente?

Essas perguntas hoje em dia são desnecessárias, mas ainda hoje alguém me pediu papel de impressão novo para imprimir uma coisa que depois de lida, seria jogada fora...

Aí vem a pergunta que vem sendo feita por muitos de nós: Precisa mesmo imprimir? Existe algum arquivo que você receba diariamente no seu trabalho, escola, etc, que possa ser lido diretamente no monitor?

Se tem, para que imprimir? Quanto tempo você acha que o planeta vai aguentar?

Alguém pode até pensar: mas eu uso tão pouco... nem faz diferença. Mas faz. Se cada um que usa pouco fizer a sua parte, vai ter muita gente contribuindo. E isso se torna grande!

Temos visto tanta gente preocupada com o meio ambiente, todos os dias vemos vários posts de nossas colegas preocupadas em reciclar alguma coisa, em não jogar tudo no lixo, afinal muita coisa pode ser reaproveitada.

Então por que uma grande organização não pode usar papel ecológico (que aliás é até mais barato) ou usar os dois lados do papel em suas impressões rotativas, antes de descartá-lo?

Uma colega de blog utiliza radiografias (não sei o nome do material de que é feito, mas é aquela imagem dos exames de RaioX) para fazer os moldes dos seus trabalhos manuais.

Tem outra que recicla latinhas, e dali saem coisas maravilhosas, que crianças, jovens e adultos adoram.

Tanta coisa que se pode fazer, é só parar e pensar!

Se estou discutindo assunto óbvio? Se é chover no molhado? Pode ser, mas seja como for, aquela perguntinha do meu colega de trabalho não saiu da minha cabeça:

"Tem A4 novo para me emprestar?"

Pense nisso e faça a sua parte.

4 comentários:

  1. Já começo com uma salva de palmas. Clap..clap. Isso porque ainda não temos som para os comentários.
    Fui secretária durante mais de 20 anos, confesso que não tinha essa consciência ecológica que tenho hoje. Imprimi muita coisa que poderia ter evitado, sinto muito remorso disso.
    Mas hoje em dia eu faço o possível e o impossível para evitar todo o tipo de desperdício.
    Não é chover no molhado. Esse assunto tem que ser abordado sempre. Muitos aderiram como modismo, mas não é uma necessidade urgente do planeta.
    Parabéns pelo post e por me lembrar que o que desperdiciei no passado preciso aproveitar no presente e no futuro.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana!
    Você não imagina como fico chateada com o desperdício. Vivemos em um mundo descartável. É um tal de "usar" e jogar fora que não me conformo. Vivo fazendo o meu trabalho de vigilante da casa, contra o desperdício e mesmo aqui, com as filhas sendo criadas por essa mãe bióloga é um trabalho árduo. Quando penso que atingi o alvo, acontece uma deslizada... Bom, faço como o beija-flor no incêndio da floresta...
    Bjks
    Renata http://cercaviva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adoro este assunto,principalmente agora que Maitê so fala nisso reciclar...kkkkk.
    Pois e,meus anjos anjos são fortes,deve ser mais um,não e possivel.Agora quando for buscar Maitê agora as 12:30 vou lá no super mercado reclamar,se eles querem que a gente se sinta segura em fazer comprar tem que limpar aquele mato todo,e muito perigoso.A gezinha do Blog da Gezinha(well)mora aqui na minha cidade,e escreveu no comentario que passou medo tambem por lá.E até parou de fazer caminhada.As duas senhoras que voltaram são justamente a sindica do meu predio e sua irmã.Agora a velhinha quase me mata de rir,menina,ela ficou furiosa com o rapaz,ele mal conseguia se equilibrar e ela falando grosso com ele...kkkkkk.
    Beijinhos
    Deusa
    vasinhos coloridos
    Obs:A vida nos prega peças o tempo todo,o que modifica a situação e o jeito como você encara ela.Eu sempre acho que foi melhor do que realmente foi,sempre transformo em motivos para rir,senão acabaria tendo um problema maior com minha saude e sanidade.rs.

    ResponderExcluir
  4. Assunto tão pertinente! Preciso de fato me policiar mais pq tenho fases em que realmente procuro economizar e reciclar, mas de vez em qdo a inconsequencia bate. Bjsss

    ResponderExcluir

Obrigada por vir e por comentar!
Beijo e fique bem!