quinta-feira, 17 de março de 2011

Uma matéria do Diário de Pernambuco sobre Logística

Especial para os que estiverem longe da terrinha... "estamos crescendo e aparecendo", pessoal!

E para aqueles que tem dúvida sobre carreira, que tal juntar-se à nós? Não temos medo da logística!



Consolidação de Suape como “hup port”

Imagine Suape daqui a cinco anos. Vamos produzir navios, fabricar automóveis, refinar petróleo e produzir insumos petroquímicos. ´Algo impensável até pouco tempo atrás`, segundo a primeira reportagem da série do Diário de Pernambuco sobre o tema.

Agora imagine o fluxo intenso de cargas que tudo isso deverá gerar. Vamos saltar de 9 milhões de toneladas, em 2010, para 48 milhões em 2016. Entre as atividades de apoio, talvez a de logística seja a mais importante nesse contexto.


Nenhum complexo industrial portuário sobrevive sem uma boa infra-estrutura logística. Além de uma plataforma multimodal de transporte, que inclua pelo menos os modais rodoviário e ferroviário para escoar a carga que chega ou sai pela via marítima, é necessário ter empresas que cuidem do planejamento e do controle do fluxo e da armazenagem dos produtos.

Suape já possui um pequeno pólo de empresas que dão algum suporte junto à zona primária. Mas isso é só o início. 


Com a consolidação de Suape como um porto concentrador de carga (hub port) para as regiões Norte/Nordeste, a demanda por serviços logísticos, acredite, vai bombar. A localização geográfica é privilegiada - quatro capitais a um raio de 300 quilômetros e outras três em um raio de 800 quilômetros. Uma área que concentra 90% do Produto Interno Bruto (PIB) da região Nordeste. 
Turma II de Especialização em Logística Empresarial - Universidade Católica de Pernambuco

´A logística está sempre a reboque do desenvolvimento. Qualquer movimento importante de investimento aumenta o fluxo de materiais e, conseqüentemente, a demanda por serviços logísticos. É isso que está acontecendo agora em Suape`, diz Edson Carillo, diretor da Associação Brasileira de Logística (Aslog). 


Segundo Carillo, como não há profissionais suficientemente qualificados no mercado, muitas vezes é preciso ´adaptar` trabalhadores para atuar nas áreas técnica e gerencial. As empresas costumam contratar administradores de empresas e engenheiros, especialmente de produção, com pós-graduação na área de logística.  No nível básico, os trabalhadores são disputados com a indústria da construção civil. Quem tem alguma experiência, sai na frente.


 
O diretor técnico do Senai-PE, Uaci Matias, reconhece que a entidade precisar dar um upgrade no seu curso de logística para poder atender à expansão desse segmento no estado. ´Pernambuco está avançando para uma logística expandida e extremamente sofisticada. Precisamos acompanhar esse ritmo`, conclui. 

Fonte: Diário de Pernambuco (PE) / Micheline Batista  

9 comentários:

  1. Olá Ana!
    Vc não imagina o quanto fico orgulhosa desse Brasil que avança. Vejo diversas oportunidades surgindo e espero que o povo se anime em se qualificar. Puxa, como desejo que o norte/nordeste parem de exportar mão de obra batara para o sul/sudeste! Vejo isso como uma espécie de escravidão. Chega de sermos dois brasis. A turma aí de cima tem que ocupar o seu espaço e isso só vai ser possível se os olhos estiverem voltados para os cursos técnicos e universidades... Quero poder viver para ver essa explosão de desenvolvimento e melhora do idh de ponta a ponta no país!!!!
    Parabéns pelo post, amei!!!!!
    Bjks
    Renata http://cercaviva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ana,

    Que riqueza de post.
    O Brasil está avançando é já é notado em muitos países. Outro dia teve um documentário aqui sobre Aviação brasileira e eles ficaram admirados com tanto desenvolvimento. Fico super orgulhosa e de longe posso ter mais certeza que meu país tem condições e vai mudar a própria história.
    Eu também estava com saudade de seus posts, e fiquei muito feliz com sua visita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Retribuindo a visita ao bloguin...obrigada!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Vai ganhar uma máquina de costura???
    Ai que bom!
    Saiba que vais adquirir um vício saudável e muito prazeroso, que vai resultar em muitas coisas fofas que tenho certeza que vai fazer!

    Um lindo fim de semana!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  5. Olá querida!
    Obrigada pela visita, volte quando puder, vou adorar recebe-la.

    Beijos

    Josy

    ResponderExcluir
  6. Minha queridona, claro que estarei torcendo por você!
    A minha máquina é a janome sew mini, baratinha, pequenininha.
    Se puder, compre uma mais avançada, porque depois que pega a prática mesmo, sente falta de mais agilidade.
    Beijokas e linda semana!

    ResponderExcluir
  7. Vim te visitar...adorei o blog e já sou seguidora! Abraços

    ResponderExcluir
  8. Vim retribuir a visitinha! Seja super bem-vinda ao meu cantinho, viu?
    Adorei o blog e tô seguindo... Bjãoooooooooo

    ResponderExcluir
  9. Ótima reportagem...
    Conheci seu blog através da "Troquinha de Páscoa" e já sou seguidora..
    Bjuss
    Veruska
    byveruska.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por vir e por comentar!
Beijo e fique bem!