terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Discurso Preconceituoso ou Machista, tanto faz!

Ontem foi o primeiro dia de aulas das minhas mocinhas e, como de costume, fui levá-las ao colégio, permanecendo lá até terminarem as apresentações do corpo docente, dos projetos, enfim, todo o ritual costumeiro de início de ano. Gosto disto. Se pudesse, estaria na escola delas todos os dias, e não somente para levá-las, mas para ficar lá enquanto estivessem.

Claro que não vim aqui para contar pra vocês todos os detalhes, porque já estou acostumada com essas coisas, elas já são moças, afinal.
O que eu quero dividir com vocês é outra coisa. Durante o discurso de alguém do corpo da escola, como era de se esperar, veio à tona o assunto do fardamento escolar. Eu sou totalmente a favor de uniformes, acho que eles são uma mão na roda quando o quesito é economia nas roupas das crianças. Então gostei de ouvi-los salientar o uso obrigatório da camiseta do colégio, tanto para as meninas quanto para os meninos.

Mas o que me chamou a atenção foi, em determinado momento, quando foi mencionado o tamanho das saias das meninas. Palavras ditas, pelo menos como me lembro de ter ouvido:

"Meninas que gostarem de saia, podem usá-las, desde que o comprimento seja NOS JOELHOS, para evitar que os meninos façam algum comentário, e de repente estaremos diante de uma situação que poderia ter sido evitada, se a menina tivesse usado uma saia adequada."

Será que entendi direito? Sou a única indignada na platéia, então? Ou é porque não sou mãe de menino?
Claro que existem saias, mini-saias e a fantástica MICRO-SAIA, que, cá pra nós, acho lindo algumas mulheres usando, desde que tenha vontade pra isso!

Também acho que não é confortável usar mini-saia em colégio, onde fazemos tantas atividades diversas, mas o jeito como isso foi dito, me pareceu grotesco, cheio de preconceito e machismo, ou então, repito: deve ser porque sou mãe de menina! 

Se as mães de meninos ensinassem a eles que as meninas tem o direito de usar a saia que mais lhe convém, que podem transitar sem companhia, que podem sim, usar roupa curta, e que isso não significa que está PEDINDO UM MACHO, não teríamos que ouvir coisas assim na escola da nossa comunidade.

As pernas acima estão menos decentes do que as abaixo?
Esse não é um blog de moda!

Fiquem bem!

12 comentários:

  1. Adorei o post!!!

    Você conhece o blog da lola?

    escrevalolaescreva.blogspot.com.br

    Se voce quiser te envio um arquivo que eu mesma montei com posts dela, estou usando para divulgar o assunto para amigas.

    Manda um email pra mim se quiser, e vamos a luta!

    Beijos
    Ah, sou eu a Bia (livros e atitudes) postei anonimo pra ir mais rapido. kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, valeu mesmo! Claro que quero.
      Te mandei um e-mail!
      Beijo!

      Excluir
  2. Oi Aninha,
    Querida, esse pensando está enraizado na mente da sociedade. Quando uma mulher é violentada sexualmente, sempre tem alguém pra falar: "tem mulher que pede pra ser estuprada, com as roupas que usa!"... É triste, mas é fato! Os homens não são educados para respeitar as mulheres, e as roupas não são uma mera proteção... elas são rótulos!
    Se eu tiver um menino, vou educá-lo diferente, prometo! ^^

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Cali, mas como tu tem poucas. Eu também educaria, se tivesse a chance de parir um menininho. Mas quem sabe posso influenciar alguma mãezinha ainda...
      Beijo!

      Excluir
  3. Tudo tem sempre um pretexto machista para culpar as mulheres já notou Aninha.Se o homem bate,sai dizendo...Bati porque ela me desrespeitou,não fez o que mandei . etc...etc.
    Outro mata e diz que a culpa foi da coitada...Ele amava a esposa ou ex,mas matou por amor(Covarde e monstro).
    Outro estupra e sai dizendo...Foi ela que me provocou....
    Na verdade,atrás desta observação machista,esta uma pessoa cheia de preconceitos.
    Não seria problema se os meninos fossem educados a respeitar o sexo oposto.Criação machista....
    Assim todos sofrem....
    Aninha,ando com tanta coisa pra fazer que tive que ir mais devagar,não adianta receber tanto carinho e nunca dar um retorno ne?
    Mas estou sempre por aqui,no Blog tem meu email.
    Bjs
    Deusa

    ResponderExcluir
  4. Li, respirei, fui ali e voltei.

    Em reuniões de escola e conversas entre pais eu dou surtos menina. Tenho cada uma para contar, que dá um livro.

    Estou treinando essa respirada e pausa, mas já disse mto na lata, em pé e em alto em bom tom o que penso.

    Pergunta:
    Alguém questionou?
    Falou?
    Se indignou?
    Se não, erro do tamanho da exigência do tamanho da sai e da justificativa para tal.

    Penso assim:
    Se dissessem: meninas de saia no joelho, meninos de bermudão no joelho, pois a juventude tem muito exagero em umas coisas e economia em outras e aqui não é praia ou clube de recreação. Eu ficava calada.
    Sou pelo bom comportamento moral, padronização,adequação ao ambiente e tal. Ainda que o calor não ajude,mas na minha época era calça jeans e pronto e não morri.

    Mas a justificativa dada é podre.
    Sou mãe de menino e meu filho respeita as meninas independente da roupa delas, assim como respeita o diretor da escola e o mendigo que fica rua.
    Uma prostituta po exemplo, penso que deve ser tratada com respeito, se ela não se respeita é um problema dela, a minha a parte eu faço.

    Não poder usar aparelho nos dentes ou suspensórios ou cabelo repartido no meio para não sofrer bulling seria concebível por exemplo?

    Em resumo, é isso ai, cada um deve ter moral, educação, respeito independente de onde, como ou em que circunstância.
    Essa explicação teria que ser refeita e meninos usarem bermudões ou eu ia rodar a baiana e a espanhola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tina, você está mais que certa. Erro nosso, que não falamos nada e continuamos a aceitar as coisas como se fosse certo. Não tive coragem de falar na hora, por medo de envergonhar minhas meninas, por medo de ser julgada pelas outras mães, por medo de tanta coisa. Por medo.
      Medo besta.

      Excluir
    2. Medo besta mesmo.
      Reconhecer já vale ;]
      "Quem vive com medo, vive pela metade"
      Suas filhas tem que ter em você a referência para não se calar, ter opinião formada, se indignar. Se indignar é sadio.
      Não falou lá, fale em casa, converse sobre o assunto com elas.
      Numa outra oportunidade retome esse assunto na escola, peça que seja refeito o discurso, somos nós que mudamos o mundo para pior ou para melhor.
      Tenho certeza de que meu filho já deve ter pensado: "minha mãe não tinha nada que falar", mas no futuro ele vai estar falando e eu vou sentir mas uma vez que fiz a coisa certa.
      Sem falar do presente, que vejo ele ter opiniões e se colocar e é muito por ter isso como exemplo.
      Mil beijokas pra vc querida!
      Fiquem com Deus e que ele nos acuda :)

      Excluir
  5. Acho que a exigência com o fardamento está mais que correto.
    Não só por economia, o que é muito bom.
    E falar no comprimento da saia está certíssimo.
    Tem que haver disciplina e respeito ao colégio(colegas, corpo docente, funcionários).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Liliane.
      Mas usando as palavras da Tina:
      "Se dissessem: meninas de saia no joelho, meninos de bermudão no joelho, pois a juventude tem muito exagero em umas coisas e economia em outras e aqui não é praia ou clube de recreação. Eu ficava calada."
      O problema aqui foi a forma como ela apresentou a situação, dando a entender que a culpa do desrespeito e falta de educação dos meninos fosse das meninas.
      E não é assim.

      Excluir
  6. Oi, Ana!
    Vim convidas pro SORTEIO que tá rolando no blog Caderno de Recortes (ex Andrea Guim Blog).
    Bora lá! Conto com a sua participação!!!

    É triste constatar, mas ainda hoje a sociedade mantém um pensamento medieval, machista e preconceituoso contra a mulher!
    Beijins,
    Andrea

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana...

    Primeiro vim retribuir sua visita ao meu blog, há dias...
    Olha, eu não achei preconceituoso. O correto é isso que vc disse, que todos devem ser educados, mas sabemos que a realidade é bem diferente. Nós educamos os filhos, as filhas, mas nem todos o fazem. E na idade escolar sempre tem aquele engraçadinho que faz uma piadinha sem graça, e alguns até bulling... melhor ser claro, como foi a pessoa que passou o recado. Já ouvi muito isso. Ainda era preferível todos usarem calça comprida, sem excessão.
    Infelizmente o mundo é cruel.

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por vir e por comentar!
Beijo e fique bem!