sexta-feira, 2 de março de 2012

Prefiro um adulto de 14 anos que um adolescente de 30!!!!!

Olá, pessoas lindas que passam por aqui!
Tanta saudade, tanto tempo longe, oh, vida corrida desta pobre mãe-filha-tia-irmã-babá-professora-esposa-nora... eita, são tantos cargos... isso sem falar do meu chefe que, aqui pra nós, me ocupa por demais! Rá! Mas eu amo o meu trabalho, fazer o quê?

E por falar em trabalho, deixa eu contar uma novidade para vocês: Minha filhota Carol começa a trabalhar segunda-feira.
Algumas de vocês vão pensar que estamos cometendo alguma besteira, que trabalho infantil é crime e tal, mas na verdade é comum a contratação de menores a partir dos 14 como Menor Aprendiz. Aprenda mais aqui.
A Carol estuda a tarde. Vai trabalhar das 9 às 12 de segunda à sexta. Aos sábados faz um curso profissionalizante de Rotinas Administrativas e Secretariado. A partir deste curso ela recebeu a proposta do trabalho e aceitou, ela ficou muito feliz e eu também, pois ela sempre quis trabalhar, mas eu explicava que, sem formação e nem idade, o melhor era só estudar! Agora ela atende aos requisitos.

Fico pensando ainda em como isso vai interferir na maturidade da minha Carol. Claro que eu comecei a trabalhar cedo, mas naquele tempo era diferente, eu acho... Não sei se é paranóia de mãe-controladora (reconheço que sou um pouco), mas tenho medo que ela perca a melhor fase da vida se preocupando com problemas de adulto como horário, agenda, compromissos, dinheiro...

Mas depois dessa primeira nóia vem outra: se fosse o contrário... se eu nunca deixar ela voar com as próprias asas, e ela virar meu eterno desodorante (filhos que ficam para sempre debaixo da asa da mãe)... Fico pensando no pai dela (o biológico, não o Geo)... um assunto do qual não consigo muito falar, mas ele tem 33, nunca arrumou um emprego de verdade, não quis saber de estudo, vive até hoje de mesada... Eu sei que em algum momento da vida dele, lá atrás, ele decidiu ficar na adolescência para sempre, e lá permanece até hoje... Não sei quais foram os motivos, mas definitivamente não quero ser o motivo igual para a minha filha.

Decidi deixar ela tentar. Na pior das hipóteses, ela vai se cansar e dizer pra mim que não quer mais trabalhar, sem traumas nem culpas. E eu vou apoiá-la totalmente. 

Eu continuo sendo uma galinha cheia de pintinhos, mas só que os pintinhos estão crescendo e visitando terras cada vez mais distantes... Prefiro que elas sejam adultas aos 14 do que adolescentes aos 30.

O que vocês acham de Carol já começar a trabalhar agora? Sejam muito sinceras...

Um grande abraço. Fiquem com Deus!

27 comentários:

  1. Eu acho legal, ela vai ficar mais responsável você vai ver.
    É só não deixar atrapalhar os estudos dela, você fica de olho, faz uma experiência com ela, se ver que ela está relaxando nos estudos... tire do trabalho.
    Te vejo amanhã no café!

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Ana parabéns pelo crescimento da sua filha. Trabalho a partir dos 14 anos (como aprendiz)é super legalizado e uma ótima oportunidade para sua filha. Que Deus traga muitas conquistas neste início.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Sou a favor dela trabalhar ,assim ela já vai estar se preparando para o futuro.

    ResponderExcluir
  4. Ana!
    Acredito que srá um grande aprendizado para a Carol.
    Trabalhei na Caixa Econômica e pude conviver com muitos menores aprendizes que esforçavam-se ao máximo para agarrar a oportunidade de aprendizado, independência e maturidade. Se o desejo partiu dela, acredito que deve apoiar.
    O mercado de trabalho hoje exige cada vez mais experiência e um curriculum enriquecido. Desejo todo sucesso para Carol!
    Agradeço a visita feita ao blog, obrigada!
    Passando para desejar um bom início de mês e uma semana mais que abençoada!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu penso que é uma coisa maravilhosa. Vai ensinar a ter disciplina com horário, com dinheiro e etc, etc.
    Acho um absurdo o governo querer se meter em coisa de familia. Impedir, dificultar alguem de trabalhar deveria ser crime, viu?
    Eu tb comecei cedo.
    Não acho que perdi nada da vida.
    E não me empatou de estudar medicina.
    Parabéns para vc e para ela, Ana.

    ResponderExcluir
  6. Amiga, eu acho ótimo! E trabalhar 4h não vai fazer ela perder uma boa fase não... o que ela fazia nesse período do dia?
    Acho que será uma ótima oportunidade pra ela entender melhor como administrar seu próprio dinheirinho, como se organizar com horários, entender bem questões de hierarquia e relações interpessoais!

    Desejo meus parabéns a ela... e muitas felicidades nessa nova fase! (Tah ficando mocinhaaaaaa.... kkkkk)

    Bjus
    @OMundoDeCaliope

    ResponderExcluir
  7. Eu acho bom, desde que nao interfira em outras coisas, meus filhos ainda estao pequenos, sinceramente nao sei qual seria a minha reaçao. Acho que dependeria da maturidade deles, se eu percebesse que eles estariam prontos nao haveria problemas, beijos e boa sorte pra elas...

    ResponderExcluir
  8. Eu acho bom e concordo com a Alessandra, desde que nao atrapalhe os estudos. Como meus filhos ainda sao pequenos, nao sei qual seria a minha reaçao. Acho que depende muito da maturidade de cada um. Boa sorte pra vcs....

    ResponderExcluir
  9. Eu concordo sim, ate pq criar responsabilidades faz muito bem para o desenvolvimento dela, e ela n vai perder o melhor da vida n, ela tem as noites para descançar e ver uma amiga e os fds para se divertir... agora que ela ta trabalhando ela pode sair com as amigas semanalmente, ou seja, ela vai aproveitar mais, e digo isso por experiencia propria comecei a trabalhar desde os 16 e ate hoje com 21 estou no mesmo lugar trabalhando agora como profissional. bjs

    Natalli

    http://ligadeamor.blogspot.com/

    http://educandoocoracao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Aninha, cadê você menina???
    Te esperamos no café com as blogueiras, e nada de você aparecer.
    Ficamos preocupadas, pois você confirmou e sabemos que você é pontual, esperamos pra fazer o sorteio só depois que você chegasse, era as meninas todas perguntando por você. Ninguém tinha o nº do seu celular pra ligar, até que ficou super tarde e começamos sem você.
    Foi tão bom, tinha tantas blogueiras, só faltou você, Elaine, Luciana, Nathali.

    você depois vai ver nas fotos.

    Você fez muita falta!

    Beijão

    ResponderExcluir
  11. olá faço parte da grande familia "blogueira unidas' E, para mim é um grande alegria conhecer um pouco mais da familia das blogueiras unidas, aos poucos vou conhecendo, pois afinal a familia é grande, gostei do seu blog, um beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  12. Precisa ter muito cuidado para não sobrecarregar e relaxar com os estudos!!Sucesso e boa sorte.Bjsss

    ResponderExcluir
  13. Esqueci de deixar os endereços dos meus blogs:
    zildasantiago.blogspot.com
    rumoslibertadores.blogspot.com
    sorteioscarinhosetcetal.blogspot.com

    Poderemos nos conhecer pessoalmente a qualquer momento,cert?Já que moramos na mesma cidade.Bjsss

    ResponderExcluir
  14. Aninha cadê você menina... sentimos tanto a sua falta!
    Esperamos um tempão pra começar o sorteio, pensando que você fosse chegar e nada de você chegar amiga.
    As meninas me perguntando se eu tinha o nº do seu celular pra ligar, mas infelizmente eu não tenho.
    Ai quando vimos que já estava ficando tarde, e realmente você não vinha mas, foi que começou com o amigo secreto.
    Estou com saudades, espero que no próximo encontro você venha.

    Beijos da amiga Alessandra Soares.

    Realizando Sonhos...

    ResponderExcluir
  15. Acho ótimo, vai fazer bem a ela e a vc.
    Devemos dar aos filhos raízes e asas :)

    ResponderExcluir
  16. Buenos dias... Como você esta? Primeiramente, muito obrigado pela visita ao blog e fiquei contente com os primeiros frutos das palavras de nossa amiga Renata... Quanto a sua postagem, eu acho interessante pois ela terá contato com a realidade que vai esperá-la num futuro não muito distante e nada melhor do que conhecê-la agora, para saber o que espera amanhã... Mulheres são mais responsáveis e se dão melhor profissionalmente falando, isso é fato... Boa sorte para ela e te convido a conhecer meus outros blogs, que estão parados devido a continuação de A Casa de Ossos, Felicidades e obrigado

    ResponderExcluir
  17. Ah, este não precisa aprovar e postar no blog, se puder me ajudar, falando do livro... eu agradeceria muito, tenho precisado de uma ajuda para divulgar meu trabalho, muito obrigado tá

    ResponderExcluir
  18. obrigada amada pelo seu carinho amei a mensagem ;
    amada os meus trabalha tb e sou totalmente a favor esta certicima

    ResponderExcluir
  19. aMIGA QUE ME ESQUECEU, PASSA LÁ NO MEU BLOG QUE EU TE INDIQUEI PARA PARTICIPAR DE UMA POSTAGEM SOBRE INSPIRAÇÕES, VIU QUE SEMPRE LEMBRO DE VOCÊ? ESTOU COM SAUDADES DEIXA DE PREGUIÇA.
    BJOS
    SILVIA.

    ResponderExcluir
  20. Querida amiga Ana!!!
    8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER
    "Entendo que cada mulher no mundo, é uma centelha de luz e de um brilho intenso, mas tão intenso, que por mais que tentemos chegar perto desse brilho, muitos esbarram na pequenez do machismo achando que é superior. Mulher é um ser de luz, de vida, que procria a vida e é essa dádiva de Deus que a torna simplesmente I-N-I-G-U-A-L-Á-V-E-L em todo canto do mundo."
    Parabéns minha centelha de luz!Continue brilhando em um mundo onde valores podem ser distorcidos,rótulos podem ser criados, violência pode ser sentida, discriminação pode ser fomentada, mas uma coisa nunca e jamais poderá ser mudada...MULHER!!!SIMPLESMENTE, I-N-D-I-S-P-E-N-S-Á-V-E-L.
    Feliz Dia Internacional de Um Ser Único!!!
    Votos do amigo, Rubi Valente.
    Japan - 08/03/2012 P.S. - Deveria ser FERIADO NACIONAL!

    ResponderExcluir
  21. Amiga amei sua mensagem no meu cantinho, obrigada
    Meu pai sempre falou"filhos são do mundo", devemos criá-los para ganhar o mundo e não ficar eternamente na barra da mamãe né?
    Filhos precisam de asas para voar e ninho para pousar, isso a Carol tem, então deixe que ele voe e alcance novo lugares, a experiência de vida que ela vai ganhar nunca ninguém irá tirar isso dela, deixe voar e aprender...
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi amiga, senti sua falta no domingo, mais com certeza você teve uma boa razão por não ir, fica para o próximo.
    Que beleza...sua filha vai trabalhar, eu acho ótimo isso, tanto para o profissional quanto para o pessoal dela amiga, e com certeza essas 3 horinhas não irá interferir em nada nos estudos dela, só dela ter a iniciativa de querer trabalhar já mostra a maturidade dela, parabéns a vocês duas amada e boa sorte pra filhota!

    bjus

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  23. Aninha,se um ambiente seguro,onde ela pode crescer como pessoa,não tem problema nenhum,antes isso a ficar no Shopping,ou na rua.Nesta fase as garotas e garotas normalmente so querem se divertir e isso acaba so atrasando a maturidade.Eu comecei a trabalhar com 14 anos,na APAE e isto me fez uma moça muito responsavel,centrada,feliz com meu mundinho e dinheirinho...vamos ver como ela se sai...coloque Deus na frente e vamos ver.
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  24. Onde estiver sinta o meu abraço e minhas flores, pelo nosso dia! Parabéns amiga, é muito bom ser MULHER!
    Ser mulher ...
    Mulher que pensa com o coração,
    age pela emoção e vence pelo amor.

    Que vive milhões de emoções num só dia e
    transmite cada uma delas, num único olhar.

    ResponderExcluir
  25. Ana, a filhota trabalhar agora é uma experiência importante e inovadora, só tem que ficar atenta para ela não gostar de trabalhar mais do que estudar, porém pelo o que você disse e me passa és muito atenciosa e cheias de precaução.
    O melhor: estás a postos para apoia-la da melhor maneira.
    Então, ótima ideia.
    Bom final de semana.
    Xeros

    ResponderExcluir
  26. Olá minha querida Ana!
    Depois de tanto tempo sem poder estar aqui em seu espaço, chego e me deparo com a filhota trabalhando. Que legal! Não vejo problema algum. Tbém comecei a trabalhar aos 14 e não tenho nenhum trauma,rsrsrs. Como vc mesma escreveu , os tempos são outros (os meus então,kkkk), o tempo passa e somos todos iguais.Tecnologia avançada, mil modernidades e tudo mais, não interferem na necessidade humana de crescer e tentar encontrar o seu próprio caminho. Dá um dorzinha no peito sim, ver os filhos deixando de ser nossos eternos bebes, mas o que eles fazem de diferente de nós quando tínhamos a idade deles?
    Continue acompanhando com o olhar de mãe o desenrolar da história, apoie, chegue junto quando necessário e tenha certeza que tudo vai dar certo. Use o poder que Deus lhe deu como mãe. Em nome Dele abençoe sua filha todos os dias, a Luz do Céu guiará os passos dela.
    Bjks no coração

    ResponderExcluir
  27. Oi Ana acabei de conhecer o seu blog. Sou do Blogueiras Unidas e ficarei muito feliz com sua visita em meu cantinho.

    abs
    Adriana
    www.umtoquedecharme.com

    ResponderExcluir

Obrigada por vir e por comentar!
Beijo e fique bem!